Perfil

Defensor intransigente da democracia e um vereador preparado e transparente no exercício de seu mandato. Seu trabalho está focado na recuperação econômica de Belo Horizonte e ampliação da participação e representatividade da população da capital nas decisões de interesse público. Este é, em síntese, o perfil do vereador Gabriel Azevedo (51051), que concorre à reeleição à Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Eleito para o primeiro mandato em 2016 com 10.185 votos, Gabriel Azevedo marcou sua atuação parlamentar pela defesa intransigente da harmonia entre os poderes, independência politico-partidária, foco no interesse público, transparência no uso de recursos públicos e valorização do município.
Gabriel cumpriu os compromissos firmados com seu eleitorado em 2016. Sua meta-síntese foi a criação do aplicativo Meu Vereador, por meio do qual cidadãos e cidadãs da capital podem definir como ele deve votar os projetos em tramitação na Câmara, notificar problemas nos serviços públicos municipais e sugerir projetos de lei. O app também permite aos usuários acompanhar o destino que o vereador dá aos recursos públicos para manutenção de sua atividade parlamentar.

10.jpg

A meta-síntese de Gabriel para os próximos quatro anos de mandato é fazer de Belo Horizonte uma cidade mais aberta, democrática e que incentive a participação popular. O foco é criar projetos de lei que concedam aos belo-horizontinos e belo-horizontinas o poder de opinar sobre a execução do orçamento municipal, por exemplo. O vereador também vai incentivar a ampliação da presença da sociedade nos rumos da educação municipal.  


A meta-síntese abrange cinco eixos: recuperação econômica, desenvolvimento social, educação, mobilidade e regionalização do mandato. A definição dos tópicos se deu por meio da análise dos encontros com eleitores, visitas às nove regiões da capital, notificações de problemas, participação em comissões, emissão de pareceres a respeito de projetos de lei e debates em plenário desde 2017.

Gabriel, democrata, preparado e transparente

Democrata


A defesa da democracia foi exercida cotidianamente nos quatro anos de mandato. Em nenhum momento, o vereador Gabriel Azevedo abriu mão de valorização e respeito à democracia.Seu mandato foi pautado pela Constituição de 88 e demais leis que definem as atribuições e funções dos vereadores.

Atuação constante para o aprimoramento do papel do Legislativo, com participação destacada nas comissões permanentes. Manteve sempre uma postura altiva e independente, com prioridade para o interesse público.


Estados Unidos e Reino Unido, duas das mais antigas democracias do planeta, o selecionaram para participar do principal intercâmbio político dessas nações, destinado à formação de jovens lideranças, respectivamente o Programa Internacional Visitor Leadership Program (IVLP), nos EUA, e o Integrity and Values in Governmente Programme 2018, em Londres.


Criação do projeto Democracia, livros e praças, com 10 dinâmicas em praças de Belo Horizonte. O objetivo dos debates, que reuniu mais de 500 inscritos, foi mostrar a importância da democracia em períodos diversos da história e a necessidade da participação popular na manutenção e avanço das conquistas democráticas no Brasil. 


Integrante da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) e do Renova-BR, ministrou aulas sobre política e democracia em todo o Brasil. Integrante dos movimentos Livres, Agora e Politize, ministrou aulas públicas sobre política na Câmara Municipal.


Sua atuação parlamentar é focada na valorização da cidade. Realizou aulas ao ar livre, nos principais pontos da capital, para falar sobre a história de Belo Horizonte.

 

Jornalista sindicalizado, Gabriel Azevedo atuou como analista e comentarista político no Canal MyNews, no YouTube, e na Rádio 98 FM. Publicação de artigos semanais em veículos de Belo Horizonte. Publicação de artigos em veículos de imprensa do país.
 

Fez uma campanha limpa em 2016, apenas com recursos legais, de acordo com a Legislação Eleitoral. Seu gabinete está sempre aberto à população da capital.

 

Cumpriu a promessa e criou o aplicativo Meu Vereador para democratizar seu mandato com o uso da tecnologia e incentivar a participação cidadã. Com o aplicativo, o vereador vota os projetos de lei em tramitação na Câmara de acordo com a vontade dos eleitores
 

Divulgação dos ideais democráticos como professor de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional em faculdades da capital. Disponibilização de aulas sobre política em suas mídias sociais. Com o projeto Democracia, livros e praças, levou um grupo de participantes à Grécia, onde ministrou aulas sobre as origens da democracia em Atenas

Preparado

 

Adquiriu muito conhecimento político com a atuação do gabinete aberto e do aplicativo Meu Vereador. Isso lhe possibilitou a criação de um big data sobre os principais problemas da cidade e as demandas mais urgentes da população.

 

Formação como professor de Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado. Participação em diversos cursos sobre temas políticos no Brasil e no exterior. Aprendizado político como protagonista nos principais temas debatidos e votados na cidade, como o Plano Diretor, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei de Orçamento Anual.
 

Aprendeu a dialogar e a respeitar as diferenças políticas. Cumpriu compromissos firmados na campanha de 2016. Um dos vereadores que mais aprovou projetos de lei que beneficiam a cidade . Atuante na votação do Plano diretor – lei mais importante da cidade. Atuação como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Membro da Comissão de Legislação e Justiça. Conhecedor profundo da Lei Orgânica do Município. Entende e conhece os problemas da cidade por meio de sua participação na Comissão de Direitos Humanos, onde verificou os problemas que aumentam a pobreza e a diferença social em Belo Horizonte. Participou da CPI das Barragens, para investigar a situação dos reservatórios de água que atendem Belo Horizonte, os riscos que a mineração oferece a estes mananciais e as medidas que devem ser tomadas para reduzir os riscos de desabastecimento. 
 

O aplicativo Meu Vereador foi premiado como a iniciativa de startup mais avançada do Brasil.
 

Participou do programa Manhattan Connection, para falar sobre política e analisar os riscos à democracia no Brasil.
 

Transparente

 

Quando foi falsamente acusado de práticas ilegais, o vereador Gabriel Azevedo pediu que o Ministério Público de Minas Gerais o investigasse. Investigação da promotoria comprovou que as denúncias eram falsas e que não há nada que desabone a honestidade e a ética do vereador.


Assim como em sua atuação política, Gabriel Azevedo é totalmente transparente em sua vida pessoal. Não é um personagem criado para agradar este ou aquele grupo de eleitores. Revelou sua orientação sexual de forma tranquila. Gabriel Azevedo não age para agradar as pessoas com sua opinião. Diz o que pensa, sempre coerente com o que acredita.


Economizou mais de R$ 1,6 milhão em recursos públicos, abrindo mão de verbas para correios, auxílio-paletó, uso de dois carros e motoristas, celular corporativo e impressão de boletins e jornais, além de abrir mão da convocação de dois servidores municipais para trabalhar em seu gabinete.


Cumpriu a promessa de não conceder título de cidadão honorário, diploma de honra ao mérito ou qualquer comenda ou colar
Gabriel respeita os políticos que propõem esse tipo de homenagem, mas entende que tais práticas aumentam o gasto de recursos públicos
Nunca votou para dar nome a uma rua ou criação de data comemorativa.


Não esconde que participou da campanha do prefeito Alexandre Kalil em 2016 e que mantém total independência em relação ao Executivo Municipal. Rompeu com o prefeito para preservar seus princípios e não age de forma radical. Se a iniciativa do Executivo traz benefícios para a cidade, Gabriel Azevedo vota pela aprovação. Se é um projeto prejudicial, ele se posiciona contra a proposta. 


Votou pela cassação de dois vereadores, acusados de práticas ilegais e que feriam o decoro parlamentar. Esteve presente a 91% das sessões da CMBH.


Quando teve que se ausentar, justificou sua falta e pediu o respectivo desconto no salário.

CONTATO

WhatsApp: (31)9.9879-2849

E-mail: [email protected]

PATRIOTA  • CNPJ GABRIEL: 38.584.455/0001-74

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Youtube
  • Twitter